INFORME-SE

Guidelines Fleischner, Um dos Artigos mais lidos na Revista Radiolgy

Um dos artigos mais lidos no site da revista Radiology trata-se do Guideline Fleischner, um excelente guia para o manejo de nódulos pulmonares achados incidentalmente.

Os nódulos pulmonares tornaram-se facilmente visualizados com o advento dos tomógrafos “multisice” e com este avanço tecnológico um grande problema surgiu: o excesso de “controle” de nódulos e a grande exposição dos pacientes à radiação.

…Guidelines for Management of Incidental Pulmonary Nodules Detected on CT Images: From the Fleischner Society 2017

As diretrizes representam o consenso da Sociedade Fleischner e como tais, incorporam as opiniões de um grupo internacional multidisciplinar de radiologistas torácicos, pneumologistas, cirurgiões, patologistas dentre outros especialistas.

Guidelines prévios foram lançados em 2005 e 2013, este último para nódulos semisólidos. Desde então, novas informações tornaram-se disponíveis havendo a necessidade de revisão das diretrizes para refletir o pensamento atualizado sobre o gerenciamento de nódulos.

As diretrizes revisadas incorporam várias mudanças substantivas que refletem o pensamento mais atual sobre o manejo de pequenos nódulos.

O tamanho mínimo do limiar para o acompanhamento de rotina foi aumentado e os intervalos de acompanhamento recomendados agora são dados como um intervalo e não como um período de tempo preciso para dar aos radiologistas, clínicos e pacientes maior discrição para acomodar riscos individuais.

Tópicos específicos incluem um novo tamanho limite para acompanhamento, a importância das características morfológicas dos nódulos, medições precisas dos nódulos, reconhecimento dos componentes semi-sólidos, compreensão do intervalo de crescimento ou mudança na morfologia dos nódulos e conhecimento dos fatores de risco dos pacientes.

Em 2017 a revista Radiographics lançou:

Lung-RADS: Pushing the Limits.

Em 2018 a revista Radiographics lançou:

Updated Fleischner Society Guidelines for Managing Incidental Pulmonary Nodules: Common Questions and Challenging Scenarios

Como podemos perceber, o tema não é novo e inclusive está dentre os mais vistos, mas mesmo assim constumamos encontrar diariamente relatórios meramente descritivos, sugerindo controles desnecessários de nódulos e, como dissemos no início deste texto, levando os pacientes à exposições excessivas à radiação.

Sendo assim esperamos ter gerado ao menos curiosidade aos colegas radiologistas para que leiam os artigos sugeridos e passem a avaliar com maior critério os nódulos pulmonares encontrados.